O Saque extraordinário do FGTS consiste em uma medida do Governo Federal para providenciar recursos aos colaboradores e colocar em movimento a economia.
O Saque extraordinário do FGTS possui quantia de até R$1.000,00. Além disso, os colaboradores que possuem recursos em contas inativas e ativas do fundo podem realizar o saque da quantia.
Sendo assim, os valores não estão sendo distribuído pelo Governo, pois, esta quantia basicamente já pertence ao colaborador.
Além do mais, estes recursos são provindos de colaboração por mês realizada pelo empregador, assim como prevista em lei.
O que preciso para poder solicitar o Saque extraordinário do FGTS?
Antes de mais nada, como já citamos ao longo do conteúdo, todos aqueles que possuem saldo em suas contas do FGTS, estão aptos para realizar o saque. Sendo assim, os valores devem ser creditados de modo automático em uma poupança social digital. Esta poupança social, foi desenvolvida pela Caixa Econômica Federal em nome do colaborador.
Portanto, para poder ter acesso ao Saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), você deve acessar o app Caixa Tem. Desse modo, nesta plataforma, você tem a possibilidade de visualizar o dinheiro e pode também utilizá-lo.
O aplicativo Caixa Tem, busca oferecer para você muita praticidade e inúmeras funções totalmente digitais. Dessa forma, utilizando o aplicativo você tem ao seu dispor as seguintes funcionalidades:
- Fazer saques;
- Realizar transferências (utilizando também a função PIX);
- Efetuar pagamentos com QR Code;
- Fazer compras (até mesmo com cartão de débito virtual);
- Pagamentos de boletos e contas;
- E muitas outras funcionalidades.
Vale destacar que os saques não precisam ser feitos com cartão em caixas eletrônicos, lotéricas e correspondestes Caixa Aqui. Isso porque, o app já oferece um recurso de saque digital.
Aqueles que por escolha própria não quiserem fazer uso do dinheiro do Saque extraordinário do FGTS no momento, devem ter o valor transferido para essa conta.
Além disso, podemos destacar que aqueles que possuem os seus dados desatualizados não podem ter a conta poupança gerada pela Caixa. Por isso nesse caso, os mesmos precisam realizar a solicitação e saque manualmente. Portanto, para fazer isso, eles devem utilizar o aplicativo FGTS que está disponível para celulares de sistema Android e sistema iOS.
Sobretudo, podemos citar que o Saque extraordinário do FGTS foi disponibilizado para os colaboradores conforme um calendário. O mesmo, seguiu o mês de nascimento de dada colaborador.
Os valores tiveram liberação para todos que possuem direito
Para retirar os recursos, basta somente acessar o Caixa Tem. Contudo, como citamos, caso os recursos não forem movimentados, vão ser devolvidos para contas as vinculadas do FGTS.
No entanto, o colaborador não perde o valor, porém, ele só tem possibilidade de utilizar o mesmo nas previsões legais. Entre essas, podemos citar como exemplo:
- A compra da casa própria;
- Aposentadoria;
- Doenças graves;
- Entre outros.