No ano de 2022, houve um debate quanto ao PIS em dobro para os colaboradores beneficiários do Projeto do Governo. Esse projeto colabora na distribuição de renda para colaboradores em geral.
Entretanto, a quantia não deve ser paga em dobro, e o porquê nós vamos explicar nos próximos tópicos. Além disso, vamos falar sobre valores e as datas em que o pagamento deve começar a ser efetuado.
Mas claro, procurando deixar você informado quanto a situação atual do Pis/PASEP depois do adiantamento que o projeto sofreu por certas razões determinadas pelas companhias responsáveis.
Contudo, para entender melhor sobre o PIS 2023 em dobro, continue conosco, pois, as coisas mudaram e nós iremos te explicar.
O abono do PIS 2023 deve ser pago em dobro?
Muitos espalharam essa história de que o Pagamento do PIS viria em dobro. Entretanto, tudo não passa de um mito, e vamos lhe dizer realmente o que deve acontecer com o pagamento desse abono.
Neste sentido, realmente teve atrasos no pagamento do abono anteriormente, como no ano de 2021. Portanto, como informado pelo governo o pagamento das parcelas de 2021 devem ser efetuadas em 2023.
Assim, consequentemente, os pagamentos relacionados a 2021 devem ser feitos em 2023 como está previsto. Desta forma, os pagamentos devem ser feitos em anos diferentes, então, o pagamento PIS 2022 em dobro não deve ocorrer.
Quantia do PIS/PASEP 2023
Houve mudanças na quantia do PIS 2023, como também o cálculo para saber quanto o beneficiário deve receber.
O cálculo se realiza usando o ano base de 2021, salário atual e o número de meses que o cidadão trabalhou no ano em questão. Em outras palavras, ao trabalhar mais meses, a pessoa recebe um valor alto.
Contudo, uma pessoa que trabalhou um único mês deve receber R$108,50. Ao contrário daqueles que trabalharam os 12 meses e recebem R$1.302,00.
Sendo assim, devemos fazer uma análise para saber com antecedência a quantia do PIS 2023 que iremos receber tendo como base 2021.
Posso receber o abono em 2023?
Os grupos com direito ao abono devem:
- Ter exercido função remunerada, no mínimo 30 dias, na base utilizado para apuração;
- Suas informações precisam ter sido informadas pelo empregador devidamente na relação anual de informação;
- Estar adastrado no PIS/PASEP em média 5 anos;
- Ter recebido remuneração mensal mínima de até 2 salários mínimos em 2021.
Portanto, se encaixando nas condições, basta você descobrir o número do PIS/PASEP para receber a quantia relacionas aos meses trabalhados na data estipulada.
Saiba seu Número do PIS
Observamos que muitos possuem dificuldades para encontrar os seus respectivos números. Porém, de forma simples, isso pode ser resolvido.
Bom, para isso você deve usar seu CPF para acessar o site MEU INSS e preencher os dados solicitados. Logo, ao entrar no site, basta navegar por ele.
Dessa forma, na plataforma você pode conseguir encontra uma aba que se encontra no seu número PIS 2023.
Sobre as datas de pagamento do PIS/PASEP
As datas de pagamento já estão disponíveis. Então, os beneficiários podem saber em qual data o saque deve ser aberto e também quando eles podem efetuar o saque.
Portanto, podemos ressaltar que os pagamentos começam a partir de fevereiro e que as datas extas para cada número do PIS está disponibilizada no site das companhias responsáveis.
Sobretudo, mesmo que não receba o PIS 2023 em dobro, procure não perder o seu benefício e busque saber as datas de pagamento.