Se você não tem conhecimento quanto as seguintes questões relacionadas ao PIS/PASEP fiquem tranquilo, pois, vamos te ajudar com isso!
No dia 25 de agosto, quinta-feira, começou a nova rodada de consulta e saques de quantias relativas ao PIS/PASEP, a partir do aplicativo oficial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Se você deseja saber se possui acesso ao dinheiro disponibilizado pelo Governo Federal, confira o conteúdo separado exclusivamente para você. Sendo assim, confira como você pode realizar esse processo por meio do celular, além claro de outras informações.
Quem possui direito ao saque do PIS/PASEP?
Possui direito ao saque todos aqueles que trabalharam com carteira assinada tanto na iniciativa privada quanto no setor público entre os anos de 1971 a 1988. Contudo, vale lembrar que estes ainda não sacaram as cotas do PIS/PASEP.
Se caso o titular falecer, os beneficiários/herdeiros legais podem realizar a solicitação do saque com prazo até junho de 2025. Entretanto, se ultrapassar essa data-limite o Governo recolhe a quantia e então, os herdeiros não podem mais solicitar.
Entenda como realizar a consulta e como solicitar o saque do PIS/PASEP
Antes de tudo, você precisa ter o aplicativo do FGTS baixado em seu celular (Android e iOS). Dessa forma, só assim você consegue realizar os procedimentos de consulta e solicitação.
Portanto, para ter o app FGTS basta ir até a loja de aplicativos do seu smartphone e clicar em” instalar”. Logo, quanto o download for concluído basta abri-lo e seguir as seguintes etapas para efetuar os procedimentos:
1- Se você possui direito ao benefício, deve aparecer a seguinte mensagem na tela para você “Você possui saque disponível”;
2- Clique nessa mensagem e, logo a seguir, toque em “Solicitar o saque do PIS e PASEP”;
3- No aplicativo você deve receber uma questão perguntando se pretende efetuar o saque presencial ou se o mesmo deve ser creditado em sua conta corrente;
4- Sendo assim, escolha a melhor opção para você, faça uma revisão em seus dados na tela e clique em “Confirmar Saque”.
Contudo, caso você opte pela opção creditar em conta corrente, você deve indicar em qual conta bancária você deseja receber. Vale ressaltar que pode ser uma conta de qualquer banco.
Por outro lado, ao optar pela opção de saque presencial, basta ir até uma lotérica ou em um terminal de autoatendimento da Caixa. Porém, não se esqueça de levar consigo o cartão social (como o Cartão-do-Cidadão) para fazer retirada do valor.
Saiba como solicitar saque caso o titular falecer
O beneficiário precisa acessar seu próprio aplicativo do FGTS e solicitar o saque na opção “Meus saques”. Então, logo depois selecionar “Outras opções de Saque”, seguido pela alternativa “PIS e PASEP – Falecimento do trabalhador”.
Portanto, após fazer isso, o app deve solicitar os documentos fundamentais para concluir a solicitação. Dessa forma, ao informar os mesmos, você pode finalizar o seu pedido.
Se houver dúvidas por parte do colaborador, ele pode acessar o próprio app FGTS, ou entrar em contato com o telefone 4004-0104 para capitais e regiões metropolitanas. Como também, ligar para 0800 104 0104 para demais regiões.