As regras de uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) foram atualizadas e agora o trabalhador tem a possibilidade de aplicar 50% do saldo disponível em quotas FMPs.
De acordo com uma publicação do diretor-executivo da Caixa Econômica Federal o FGTS pode ser usado em compras de valores imobiliários.
Essa nove regra dá ao trabalhador a possibilidade de aplicar 50% do saldo disponível em sua conta FGTS em quotas FMPs (Fundos Mútuos de Privatização).
Basicamente o trabalhador tem a possibilidade de efetuar esse procedimento por meio de Clubes de investimentos ou até mesmo de forma individual, contudo, é necessário a administração de uma instituição capacitada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Esse novo modelo é valido para o Programa Nacional de Desestatização e programas estaduais que atuam de forma correspondente aos aprovados pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos.
O que é o FGTS?
O FGTS mais conhecido como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é considerado um fundo de indenização trabalhista no qual todo e qualquer colaborador que atua de carteira assinada tem direito.
Além disso, o FGTS equivale a 8% do salário do trabalhador, deste modo, todo dia 7 de cada mês a empresa contratante fica responsável por depositar essa porcentagem na conta FGTS de seus funcionários.
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço foi criado em 13 de setembro de 1966 e a partir desta data vem ajudando inúmeros trabalhadores que estão em conformidade com a CLT (Consolidação das Lei de Trabalho).
Conheça as novas Regras do Fundo de Garantia
Como já citamos anteriormente o trabalhador terá a possibilidade de aplicar 50% do seu saldo FGTS em quotas FMP por meio de clubes de investimentos ou de maneira individual.
Lembrando que o trabalhador tem a possibilidade de resgatar esse rendimento depois de 1 ano após a aplicação.
No entanto, se o trabalhador utilizou o fundo de garantia para comprar um imóvel ou casa própria o saque fica disponível para a solicitação.
Dessa maneira, se você deseja consultar seu saldo disponível para a aplicação será necessário acessar o APP do FGTS.
Contudo, se você ainda não tem o App será preciso baixa-lo. Para isso, acesse a loja de aplicativos do seu celular e busque por “FGTS”, assim que encontrar clique em “Instalar” e aguarde.
Com download concluído, informe alguns dados necessários.
Quando o cadastro estiver pronto você deve fazer login no App inserindo os dados solicitados no cadastro. Pronto! Você já terá acesso ao seu saldo.
Não se esqueça que você tem a possibilidade de aplicar até 50% do saldo FGTS disponível em sua conta.
Em que situações eu posso sacar o FGTS?
Existem alguns meios para os trabalhadores possam realizar o saque do FGTS. Sendo assim, confira essas opções a seguir:
- Através do Saque Aniversário;
- Em caso de demissão sem justa causa;
- Na Aposentadoria;
- Em situações de calamidade pública;
- Ao completar 70 anos;
- Cidadão desempregado a 3 anos consecutivos;
- Entre outros.
Além disso, é de suam importância destacar que caso o titular venha a falecer o saque fica responsável pelos seus familiares.