<linearGradient id="sl-pl-cycle-svg-grad01" linear-gradient(90deg, #ff8c59, #ffb37f 24%, #a3bf5f 49%, #7ca63a 75%, #527f32)
Carregando...

FGTS – Caixa liberou as novas regras de uso do Fundo de Garantia! 

As regras de uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) foram atualizadas e agora o trabalhador tem a possibilidade de aplicar 50% do saldo disponível em quotas FMPs.  

De acordo com uma publicação do diretor-executivo da Caixa Econômica Federal o FGTS pode ser usado em compras de valores imobiliários.  

Essa nove regra dá ao trabalhador a possibilidade de aplicar 50% do saldo disponível em sua conta FGTS em quotas FMPs (Fundos Mútuos de Privatização).  

Basicamente o trabalhador tem a possibilidade de efetuar esse procedimento por meio de Clubes de investimentos ou até mesmo de forma individual, contudo, é necessário a administração de uma instituição capacitada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).  

Esse novo modelo é valido para o Programa Nacional de Desestatização e programas estaduais que atuam de forma correspondente aos aprovados pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos.  

O que é o FGTS?  

O FGTS mais conhecido como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é considerado um fundo de indenização trabalhista no qual todo e qualquer colaborador que atua de carteira assinada tem direito.  

Além disso, o FGTS equivale a 8% do salário do trabalhador, deste modo, todo dia 7 de cada mês a empresa contratante fica responsável por depositar essa porcentagem na conta FGTS de seus funcionários.  

NOVAS REGRAS DO FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço foi criado em 13 de setembro de 1966 e a partir desta data vem ajudando inúmeros trabalhadores que estão em conformidade com a CLT (Consolidação das Lei de Trabalho). 

Conheça as novas Regras do Fundo de Garantia  

Como já citamos anteriormente o trabalhador terá a possibilidade de aplicar 50% do seu saldo FGTS em quotas FMP por meio de clubes de investimentos ou de maneira individual.  

Lembrando que o trabalhador tem a possibilidade de resgatar esse rendimento depois de 1 ano após a aplicação.  

No entanto, se o trabalhador utilizou o fundo de garantia para comprar um imóvel ou casa própria o saque fica disponível para a solicitação. 

Dessa maneira, se você deseja consultar seu saldo disponível para a aplicação será necessário acessar o APP do FGTS.   

Contudo, se você ainda não tem o App será preciso baixa-lo. Para isso, acesse a loja de aplicativos do seu celular e busque por “FGTS”, assim que encontrar clique em “Instalar” e aguarde.  

Com download concluído, informe alguns dados necessários.

Quando o cadastro estiver pronto você deve fazer login no App inserindo os dados solicitados no cadastro. Pronto! Você já terá acesso ao seu saldo. 

Não se esqueça que você tem a possibilidade de aplicar até 50% do saldo FGTS disponível em sua conta.  

Em que situações eu posso sacar o FGTS? 

Existem alguns meios para os trabalhadores possam realizar o saque do FGTS. Sendo assim, confira essas opções a seguir: 

  • Através do Saque Aniversário; 
  • Em caso de demissão sem justa causa; 
  • Na Aposentadoria;  
  • Em situações de calamidade pública; 
  • Ao completar 70 anos; 
  • Cidadão desempregado a 3 anos consecutivos; 
  • Entre outros.  

Além disso, é de suam importância destacar que caso o titular venha a falecer o saque fica responsável pelos seus familiares.  

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *