<linearGradient id="sl-pl-cycle-svg-grad01" linear-gradient(90deg, #ff8c59, #ffb37f 24%, #a3bf5f 49%, #7ca63a 75%, #527f32)
Carregando...

Dicas indispensáveis para obter recolocação profissional 

Fazer parte do grande número de desempregados que existem no Brasil é o que muita gente abomina. Sendo assim, forma listadas algumas dicas indispensáveis para recolocação profissional para ajudar a te deixar longe dessa estatística. 

Portanto, a recolocação profissional ocorre sempre quando há persistência e foco para voltar a atividade. 

  • Reorganize suas finanças 

A demissão é algo que prejudica a vida profissional, financeira, e também o emocional. Sendo assim, procure sempre estar com suas finanças devidamente organizadas e esteja preparado para ficar um tempo sem emprego. Essa é uma reserva financeira que deve ser adotada por todos. Dessa forma não passará por tantas dificuldades e não ficará desesperado, caso isso ocorra. 

  • Reveja seus objetivos profissionais 

O tempo que precisar ficar em casa será bom para que você reveja sua trajetória profissional e tenha ciência de suas aprendizagens e conquistas. 

Jamais apague as experiências vividas, especialmente as positivas, elas contribuirão para que tenha postura positiva. 

Após isso estabeleça o que almeja fazer por sua carreira profissional a partir daquele momento. Tenha foco e estabeleça muitas metas antes de expor seu currículo no mercado. 

  • Atualize seu currículo 

 Primeiramente faça uma boa atualização no seu currículo. Procure deixar em evidência os resultados alcançados. Em seguida faça a atualização de suas informações nas redes sociais e profissionais como o Linkedin.  

Portanto, é importante fazer a adaptação do currículo para colocar em destaque as vivências mais importantes que estejam de acordo com a vaga determinada. 

  • Participe de palestras e cursos 

Usufrua do tempo disponível a seu favor. Sendo assim, procure participar de cursos da sua área de atuação, palestras e eventos de interesse para você. 

Além de aumentar seus conhecimentos, ter a chance de aumentar seus conhecimentos no tempo em que ficou ausente do mercado profissional. Isso fará com que sua imagem profissional seja vista positivamente pelas empresas.  

Dicas indispensáveis para obter recolocação profissional
  • Procure ser o principal personagem 

Afugente o vitimismo e apague a ideia de que a vida não é boa com você, que você foi o selecionado para ser prejudicado ou a demissão foi culpa de alguém que não seja você. 

Agora é a hora de viver novas oportunidades e seguir em frente. Sendo assim, procure estar a frente de todas as situações e lidere sua carreira profissional. Procure ser positivo, proprietário do seu destino. Essa atitude será vista e devidamente valorizada pelas empresas. 

Entretanto, caso esteja desempregado por ausência de conhecimento, habilidade ou competência, esse é o momento para se qualificar. 

  • Evite os clichês das frases feitas 

“Dou meu suor para a empresa”, eu trabalho muito”, “sou perfeccionista” e outras frases devem ser evitadas. Não somente na entrevista como principalmente no currículo. Portanto, além de serem muito clichês essa fala não valoriza seu potencial. 

Procure mostrar simplicidade e sinceridade, no currículo e também na entrevista. Evidencie as qualidades que te destacam. Procure ressaltar as qualidades que já tenha sido reconhecido pela equipe. 

  • Mostre sinceridade sobre a demissão 

Esconder esse tipo de informação do recrutador não é uma boa atitude a ser tomada durante a seleção para uma vaga de emprego. 

Em primeiro lugar, certamente o recrutador irá questionar do por que saiu da sua última empresa. Sendo assim, mostre honestidade ao falar porque foi demitido, sem que seja necessário falar detalhes. 

Dessa forma, responda somente aquilo que foi perguntado, após isso se ele desejar saber exatamente qual foi o motivo, seja sincero. 

Contudo, se a causa tiver sido uma deficiência de sua parte, fale cuidadosamente e rapidamente e mude o assunto. 

  • Pratique Networking 

Provavelmente você já ouviu falar do ditado de “quem não é visto não é lembrado”. 

Sendo assim, procure manter suas redes de relacionamento devidamente atualizadas. Sempre execute o contato com conhecidos, sempre que tiver um tempo. Procure evidenciar seu interesse profissional sempre que possível. 

No entanto, isso não quer dizer que está pedindo emprego ou indicação. 

  • Faça uma avaliação das vagas temporárias 

Apareceu uma vaga temporária? Abrace-a! Essa pode ser a oportunidade tão esperada não só para ocupar um futuro cargo dentro da empresa, mas também para somar a seu currículo. 

  • Consulte empresas especializadas 

Portanto, é possível conseguir um acompanhamento de uma empresa especializada em consultoria, recolocação profissional e também em demissão. 

Entretanto, além de auxiliá-lo na elaboração de seu currículo atual, elas também ofertam o acompanhamento do processo todo. Além de haver a possibilidade de fazer a indicação de seus clientes a seus parceiros. 

Esses serviços podem ser contratados por conta própria. 

Boa sorte! 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *