<linearGradient id="sl-pl-cycle-svg-grad01" linear-gradient(90deg, #ff8c59, #ffb37f 24%, #a3bf5f 49%, #7ca63a 75%, #527f32)
Carregando...

Consultar FGTS online – Saiba como! 

Atualmente muitas pessoas tem dúvidas referente a consultar FGTS, e infelizmente muitas delas acham que isso só é possível indo até uma agência.

Contudo, existe uma maneira muita mais simples e fácil para poder fazer a Consulta do FGTS e sem sair do conforte de sua casa. 

Antes de mais nada o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) nada mais é do que uma certa vantagem que o colaborador tem direito por trabalhar com carteira assinada. Em outras palavras, é uma garantia de indenização caso o colaborador seja demitido, por exemplo.  

O empregador atribui 8% do seu salário todo mês na conta do FGTS, deste modo, não fique preocupado pois você poderá retirar esse valor sendo ele baixo ou um valor alto.  

Um ponto em que as pessoas também ficam com muita dúvida é quando mudam de um emprego para outro. Sendo assim, vale lembrar que para cada novo emprego uma nova conta de deposito do FGTS é criada, mas não se preocupe pois todas estão veiculadas ao seu CPF, ou seja, você tem acesso a todas elas.  

Como Consultar o FGTS online? 

Existem duas maneiras para conseguir consultar seu FGTS de forma online e totalmente gratuita. Sendo assim, confira abaixo:  

1. Consultar FGTS pelo Computador 

Para poder realizar a consulta do seu FGTS pelo computador é necessário seguir alguns passos importantes. 

Em primeiro lugar acesse o portal Meu INSS. Em seguida, caso já tenha uma conta registrada, basta somente clicar na opção “Entrar” e fazer seu login digitando o seu CPF. Entretanto, se você ainda não tem uma conta é só clicar na opção de “Criar nova conta” e seguir as informações que serão passadas. Por fim, ao realizar todos esses procedimentos é só clicar no ícone do usuário ou no seu nome que seu PIS será informado e você terá acesso a todas as informações. 

Consultar FGTS

2. Consultar FGTS pelo Celular 

Para fazer a consulta do seu FGTS pelo celular é preciso em primeiro lugar baixar o aplicativo. Depois disso, abra o aplicativo e se já tiver uma conta registrada é só fazer o Login inserindo o seu CPF. Contudo, se não tiver uma conta é só clicar na opção “Criar nova conta” e seguir as instruções. Por fim, ao entrar no aplicativo clique opção “Trabalhador” e você será direcionada para uma tela onde será possível ver o seu saldo disponível do FGTS.  

Portanto, viu como é fácil? Você consegue realizar sua Consulta do FGTS sem sair de casa, pois o processo é totalmente online e gratuito.  

Atuais regras do FGTS 

Em setembro de 2019 o governo liberou o saque do FGTS tanto para contas ativas quanto para contas inativas, ou seja, o trabalhador pode sacar o FGTS de todas as suas contas mesmo estando ela ativa ou não, do emprego atual e de outros empregos que atuou. 

Entretanto, o saque foi limitado a R$500,00 por conta, ou seja, esse valor pode ser sacado de todas as contas que o trabalhador possuir. 

Em que situações posso sacar o FGTS? 

Você pode sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) nas seguintes ocasiões: 

  • Desastres naturais; 
  • Aposentadoria; 
  • Suspensão do trabalho avulso; 
  • Falecimento do colaborador; 
  • Demissão sem justa causa; 
  • Caso a conta fique 3 anos sem deposito; 
  • Quando o colaborador tiver mais de 70 anos de idade; 
  • Estiver em estado Terminal; 
  • Ou portador de alguma doença como Câncer e HIV.  

Portanto, você só pode solicitar o saque do FGTS caso esteja passando por algumas das situações acima. Sendo assim, caso não esteja de acordo com as condições acima não poderá solicitar o saque.  

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *