<linearGradient id="sl-pl-cycle-svg-grad01" linear-gradient(90deg, #ff8c59, #ffb37f 24%, #a3bf5f 49%, #7ca63a 75%, #527f32)
Carregando...

Como conquistar uma vaga de emprego sem possuir experiência? 

Hoje em dia com o grande número de concorrentes, tem sido mais difícil conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho. Essa dificuldade é ainda maior quando o candidato não possui nenhuma experiência profissional. No entanto, existem empresas que sempre dão oportunidades para esses indivíduos. Para isso, foram listadas algumas dicas para ajudar na hora que estiver frente a frente com o recrutador. Dessa forma conseguirá cair nas graças do mesmo e assim conquistar a vaga concorrida. 

O passo inicial deve ser a elaboração de um bom currículo. É por meio do mesmo que a empresa passará a conhecer seu perfil. Além disso o recrutador irá analisar seu perfil de acordo com as informações contidas no mesmo. Em segundo lugar é importante que você se candidate as oportunidades que não exigem que o candidato tenha experiência profissional. Portanto, você deve buscar por vagas de Jovem Aprendiz, Estágio ou Trainee. 

Onde encontrar um emprego que não exige experiência profissional 

É recomendável que você busque por empresas que não exigem que o candidato possua vivência profissional. Além disso é importante deixar currículo com frequência nessas empresas. 

Normalmente essas empresas disponibilizam com frequência novas vagas, por isso é importante sempre deixar currículo. Além disso você deve manter sempre seu currículo atualizado. Ele é o principal responsável para que a empresa saiba do seu perfil. Dessa forma a chance de conseguir uma vaga nessas empresas podem aumentar. 

Como conquistar uma vaga de emprego sem possuir experiência?

Como se comportar em uma entrevista de emprego? 

Ao ser escolhido para uma entrevista de emprego, você deverá ter em mente tudo que é importante mencionar na entrevista. Dessa forma você deverá levar em conta o que a empresa está buscando nos candidatos. Para isso é importante que você conquiste o recrutador expondo suas características. 

Contudo, você também pode falar sobre suas habilidades, qualidades e potencial de crescimento. Dessa forma irá conquistar o recrutador e fazer com que a empresa tenha interesse em contratar você. 

Essas são atitudes que contribuem positivamente na hora de conseguir um emprego, mesmo que o candidato não possua nenhuma experiência. 

Entretanto, ainda que nunca tenha atuado em um ambiente profissional, você deverá se mostrar o mais profissional possível. Para isso esteja devidamente preparado e tenha em mente tudo o que precisa falar. 

Busque por empresas que sejam parecidas com seu perfil 

Como o candidato não possui experiência profissional, o recomendável é que ele busque por empresas que tenham os objetivos parecidos com os dele. Para isso ele deve estar o mais próximo possível dos critérios estabelecidos pela empresa. Através disso a possibilidade de contratação será maior. 

Sendo assim, pesquise sobre os valores da empresa na qual irá se inscrever. Geralmente essas informações são disponibilizadas no site da empresa. 

Procure prestar serviços voluntários e sem remuneração 

Caso queira se mostrar um candidato esforçado e interessado em ingressar na empresa, você pode preencher bastante seu currículo com atividades exercidas sem remuneração. No entanto, se possui muitas informações para colocar no currículo, você pode citar apenas alguns dos serviços voluntariados que prestou. 

Para isso é importante sempre considerar os trabalhos voluntários, se inserir em programas sociais ou também fazer bicos. Dessa forma o recrutador irá notar sua proatividade e assim enriquecer seu currículo. Além disso verá seu real interesse em ingressar na empresa. 

Encaminhe diversos currículos 

Encontrar uma empresa que contrate colaboradores inexperientes não é muito fácil. Por isso é importante ser persistente e sempre mandar currículo para essas empresas.  

Esse é um processo que deve ser contínuo até que você encontre uma vaga. Normalmente as vagas de jovem aprendiz são voltadas para esse público. Então é indicado que você procure por empresas que seja parceira desse programa. 

Contudo, antes de enviar seu currículo, opte pelas empresas que deseja realmente atuar e em seguida encaminhe seu currículo. Após ingressar na empresa poderá escolher a vaga que deseja atuar. 

Opte por um amigo que possa indicá-lo para tal função 

Quando você já possui um conhecido dentro da empresa, fica bem mais fácil de ingressar na mesma. Como ele já desempenha uma função na empresa, a chance de ele indicar e você ser contratado acabam sendo maiores. 

Hoje em dia a indicação é a forma mais simples de ingressar em uma grande empresa. Normalmente isso ocorre porque a empresa já possui conhecimento com o profissional que está dando sua cara a tapa para falar sobre um conhecido. 

Por meio disso, será mais fácil de conseguir pontos na entrevista e assim as chances de contratação serão maiores. 

Procure ser humilde sempre 

Quando o candidato não possui nenhuma experiência profissional, ele deverá se mostrar humilde, ou seja, não deverá esperar a melhor vaga disponível na empresa. 

Sendo assim, ao mostrar sua humildade você estará mostrando seu potencial de crescimento. Para isso seja educado, e aceite as propostas que lhe serão feitas. 

Por meio dessas atitudes o recrutador verá que você sabe bem do seu lugar e que tem noção de sua situação atual. Com o tempo crescerá na empresa, mas para isso seu foco deverá ser sempre esse. 

Só ressaltando, você é só mais um número para a empresa, por isso deve se empenhar para se destacar e assim conquistar sempre melhores funções e salários. 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *